Rondônia, quarta-feira,20 de fevereiro de 2019 

🔴 ALERTA e CUIDADOS para EVITAR CRIADOUROS do MOSQUITO da DENGUE
12/02/2019 - Informe a categoria

ALERTA e CUIDADOS para EVITAR CRIADOUROS do MOSQUITO da DENGUE no PERÍODO CHUVOSO



Período chuvoso representa consequente aumento de criadouros do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA, adverte a Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (Agevisa), por isso o alerta é para a participação dos moradores no combate para evitar a infestação de mosquitos em Rondônia.

O estado registrou 479 notificações de Dengue em 2018, o que representa 68% de redução da doença, comparando com dados de 2017, quando foram notificados 1.852 casos.

Embora seja registrada a redução, Sid Orleans, técnico do Centro de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da Agevisa alerta para o cuidado com formação de criadouros, tendo em vista que 15 municípios de Rondônia apresentam alto risco de infestação da dengue. Somente 13 oferecem baixo risco e 24 municípios do Estado estão em situação de alerta para a Dengue, segundo dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), realizada em novembro.

“A redução nas notificações e casos confirmados não significa que devemos nos acomodar, pois este quadro pode se reverter em poucos dias, se não tiver a colaboração da comunidade. É preciso ficar atento, pois no período chuvoso é quando acontece a maior quantidade de formação de criadouros”, lembra.

Segundo Orleans, o principal cuidado que a população pode adotar é em relação ao ‘lixo aberto’ ou entulhos, também chamados de micro criadouros, como tampas, pneus, vasos de plantas e garrafas. “Além de calhas, que dificilmente são limpas”, completa.

Já os macros criadouros geralmente tem caráter permanente, como caixas d´água e piscinas, para estes o cuidado é com a limpeza. “Os ovos ficam depositados nas bordas, esperando a situação viável para eclodir, quando entram em contato com a água eclodem e no prazo de 10 dias tornam-se mosquitos”, explica. “Por isso é importante é fazer limpeza das bordas de reservatórios e mantê-los totalmente vedados, vasilhames tampados e garrafas emborcadas”, recomenda.

A recomendação é a mesma para as pessoas que vão viajar e as que forem para regiões endêmicas, precisam ficar atentas à utilização de repelentes. “Temos que observar o ambiente que estamos com critério, até mesmo nas plantas de jardim, pois há flores em formato de concha que podem servir de criadouro para o mosquito”.

Orleans lembra que a situação do combate do mosquito transmissor da Dengue em Rondônia só seria tranquila se todos os domicílios visitados pelos técnicos que realizam o Lira identificassem baixo risco para infestação, além dos casos suspeitos serem também baixos. “Temos sempre que lembrar que a Dengue é uma doença que mata e o governo não consegue combater sozinho, sem ajuda dos moradores. Se a população não colaborar, nenhum governo tem capacidade de eliminar ou conter o mosquito Aedes aegypti”, acrescenta.


Fonte : https://TVdoPOVO.com
Autor : https://TVdoPOVO.com


 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

 

Existem ( 0 ) Comentário(s)  


 
Carregando...
Deputado Faz DURAS CRITICAS ao NOVO GOVERNO
20/02/2019
Leia mais
AO VIVO: Assembleia Legislativa Inicia os Trabalhos Nesta Terça-feira
19/02/2019
Leia mais
Rio Madeira começa a invadir ruas do Cai N’Água em Porto Velho; Vídeo
18/02/2019
Leia mais
Governo convoca pré-selecionados para unidades habitacionais no Orgulho do Madeira, em Porto Velho
18/02/2019
Leia mais
Secretaria de Saúde faz mutirão para implantação de DIU em mulheres de Porto Velho
18/02/2019
Leia mais
Saiba quem é Gustavo Bebianno e entenda a crise gerada no governo de Jair Bolsonaro
18/02/2019
Leia mais
Reforma da Previdência será debatida pelos governadores nesta semana
18/02/2019
Leia mais
Leilões de concessão de aeroportos renderão R$ 3,5 bi, diz Bolsonaro
18/02/2019
Leia mais
Bolsonaro já está no Planalto e agenda prevê apenas despachos internos
18/02/2019
Leia mais
👉 ATENÇÃO 🇧🇷 RESERVISTAS do BRASIL❗️
14/02/2019
Leia mais
Vídeo COMPLETO 🔴 Entrevista com LAERTE GOMES 🔴
13/02/2019
Leia mais
🔴 ALERTA e CUIDADOS para EVITAR CRIADOUROS do MOSQUITO da DENGUE
12/02/2019
Leia mais
Município promoverá curso ‘Pré-Enem’ em quatro pólos em Porto Velho
12/02/2019
Leia mais
Projeto permite que mulheres com alto risco de câncer de mama façam teste genético pelo SUS
12/02/2019
Leia mais
Relatórios mostram que Vale sabia dos riscos de rompimento de barragem
12/02/2019
Leia mais